Administração - motivação
Administração por Objetivos
A teoria da fixação de objetivo tem razoável embasamento em pesquisas. Mas, como administrados, o que fazer para torná-la operacional? A melhor resposta é implementar um programa de administração por objetivos.
O que é Administração por Objetivos ?
Enfatiza a fixação participativa de metas que sejam tangíveis e mensuráveis. Não é uma idéia recente. Na verdade, a proposta original foi apresentada por Peter Drucker há mais de 50 anos, como um meio de usar os objetivos para motivar as pessoas em vez de controlá-las. Atualmente, nenhuma introdução aos conceitos básicos de administração é considerada completa sem uma discussão sobre esse tema.
O principal apelo da administração por objetivos está, sem dúvidas, na ênfase em converter os objetivos gerais da organização em metas especificas para cada unidade organizacional e para cada membro individual. A administração por objetivos operacionaliza o conceito de objetivos por meio de um processo que gera um efeito cascata de cima para baixo na empresa. Mas, como os administradores dos escalões inferiores também participam da fixação de seus próprios objetivos, o sistema funciona “de baixo para cima” também. O resultado é uma hierarquia de objetivos, que vincula os objetivos de um nível àqueles do nível seguinte. Cada individuo, portanto, tem uma contribuição específica para o desempenho de sua unidade
Existem quatro ingredientes comuns aos programas de administração por objetivos. São eles a especificidade, a decisão participativa, um período determinado e o feedback do desempenho. Os objetivos devem ser estabelecidos na de declarações concisas sobre as realizações almejadas.
Cada objetivo tem um período determinado para ser atingido. Geralmente, de três meses, seis meses ou um ano. Dessa forma, chefes e subordinados possuem objetivos específicos e um prazo preestabelecido para alcançá-los.
Vinculado a administração por objetivos à teoria da