Administração Linear
Hierarquia rígida
- Centralização das decisões na cúpula da organização.
- Autoridade baseada na posição que ocupa na hierarquia.
- Sistema de controle constantemente aperfeiçoado.
- Sistema de comunicação de cima para baixo.
- Ênfase nas regras e procedimentos formalizados por escrito.
- Supervisão constante.
- A gerência planeja e os operários apenas executam as ordens que lhe são determinadas.
- Subordinação dos interesses individuais aos interesses da empresa.
- Busca constante pela superioridade tecnológica.
- Ausência de plano de cargos e salários e quando o possui são superficiais sem vantagens substanciais para os assalariados.
Pontos fracos:
Quanto aos trabalhadores, eles são tratados de forma mecânica, porque é pago para agir conforme os interesses da empresa e são controlados o tempo todo. Dessa forma, os funcionários não possuem liberdade em suas tarefas e os melhores acabam buscando uma empresa onde tenham mais liberdade para exercer sua função. Além disso, esse modelo de gestão possui resistência à mudança e o ambiente para ele não faz diferença. Sendo assim, empresas que adotam esse processo de Administração Linear têm muitos problemas e quando surge algo novo elas se assustam porque são resistentes à mudança e acabam não tendo futuro no mercado onde atuam.
Sobre a Linear PDF Print E-mail
A palavra linear vem do latim linearis cujo significado é criado por linhas.
O termo possui também outras significações nos campos da Matemática (Equação Linear, Função Linear, Medidas Lineares), da Administração (Administração Linear) e, de um modo mais geral, no nosso dia-a-dia representa algo ou alguém que tem um comportamento estável, sem oscilações, que segue uma linha diretriz.
A Linear