desenvolvimento infantil - psicanalise
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2014
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ
MODELO PSICANALITICO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2014
*(1900) A interpretação dos sonhos – Apresenta a ideia do sonho como uma porta para o inconsciente revelador de significados ocultos, estas representações são as realizações de desejos reprimidos pelo superego.
Palavras-chave: associação livre, caminho do inconsciente.
*(1901) Psicopatologia da vida cotidiana - Expressa a teoria do ato falho onde troca de palavras representa o desejo do inconsciente sendo realizado.
Palavras-chave: ato falho, lapso freudiano.
* (1920-1922) Além do principio do principio de prazer, psicologia de grupo e outros trabalhos - Relata a tendência do aparelho psíquico em manter balanceada a excitação do aparelho mental e a busca do ser ao prazer imediato evitando a dor.
Palavras-chave: pulsões de vida e morte, compulsão à repetição, negação, adaptação.
* (1927 - 1931) O futuro de uma ilusão, o mal estar na civilização e outros trabalhos - Relata a renúncia da civilização à satisfação pulsional, uma constante repressão das pulsões resultando na redução da libido.
O desenvolvimento humano é composto por fases características de determinadas idades que são essenciais no desenvolvimento típico do ser. O desenvolvimento psicossexual é constituído por cinco etapas sendo as três primeiras primordiais na construção da personalidade adulta.
FASE ORAL
Desde o nascimento ao 1º ano de vida a boca é a estrutura mais sensível no bebê, nela se concentra a região da libido e é por meio dela que a criança começa a conhecer o mundo e inicia uma ligação afetiva com a mãe por intermédio do seio.
O prazer oral é proporcionado pelo ato de sugar, este pode ser visto durante a amamentação quando a criança continua a se alimentar mesmo depois de saciada e durante