Administração japonesa
Aula 12 Administração Japonesa
Objetivos da Aula
Ao final desta aula, o aluno terá desenvolvido habilidades e competências para analisar os modelos típicos da Administração Japonesa e descrever a sua evolução, mostrando os resultados da aplicação deste tipo de administração e seus impactos nos modelos “ocidentais” tradicionais.
Introdução
A década de 1980 trouxe consigo novas abordagens para a gestão empresarial. Em particular, as empresas americanas se viram diante de um conjunto de competidores não esperados: as empresas japonesas e sua forma inovadora e diferente de administração. O objetivo central desta aula é fundamentar o leitor nas principais contribuições desta corrente oriental de pensamento administrativo.
Requisitos para o surgimento da gestão japonesa
A maioria dos leitores já são familiarizados (ou ao menos ouviram falar) de termos consagrados na gestão contemporânea tais como JIT, Kanban, Kaizen, TQM etc. Mas o que seriam tais iglas? Como os japoneses mudaram nosso modo de pensar as empresas?
Faculdade On-line UVB
1
Evolução do Pensamento Administrativo - UVB
Como já vimos, durante a década de 1980 as grandes empresas americanas foram surpreendidas pela competitividade de empresas tais como a Sony, JVC, Nissan, Toyota, entre outras. Tais companhias conseguiam ao mesmo tempo superar as empresas americanas em preço e qualidade – coisa impensável para os executivos da América. A Honda, por exemplo, desenvolvia automóveis a cada 45 meses, enquanto a gigante americana General Motors o fazia em 60. Como sabemos, o tempo para desenvolvimento de produtos em setores como o automobilístico é fator crítico de sucesso em um ambiente competitivo e em um mercado comprador. Neste cenário, podemos dizer que o surgimento da administração japonesa – tal qual a conhecemos - pode ser creditado à busca de transferência de tecnologias das nações ocidentais mais avançadas. Nascida nos anos 50, em