Administração estrategica
AS CINCO FORÇAS DE PORTER
1º Rivalidade entre os concorrentes, que para a maioria das indústrias, esse é o principal determinante da competitividade do mercado.
2º Poder de Negociação dos clientes, onde os clientes exigem mais qualidade por um menor preço de bens e serviços.
3º Poder de Negociação dos fornecedores, também descrito como mercado de insumos. Fornecedores de matérias-primas, componentes e serviços para a empresa pode ser uma fonte de poder.
4º Ameaça de Entrada de Novos Concorrentes, onde muitas empresas entram no mercado com o desejo de conseguir uma fatia (parcela) de um setor e frequentemente recursos substanciais e,
5º Ameaça de produtos substitutos, onde a existência de produtos (bens e serviços) substitutos no mercado, que analisados, desempenham funções equivalentes ou parecidas é uma condição básica de barganha que pode afetar as empresas.
O primeiro exemplo de enfraquecimento, podemos citar a indústria fonográfica que segundo as pesquisas nos últimos sete anos, o mercado legal digital apresentou crescimento de 1.000%, mas, no mesmo período, a indústria da música perdeu um terço de seu tamanho. Ou seja, como em 2010 o mercado digital representou 29% das receitas da indústria, as perdas do setor são muito maiores do que os ganhos com as novas formas de consumir música.
O segundo exemplo será de empresa fortalecida, vou citar o Mac Donald, que segundo as pesquisas zelou cuidadosamente do marketing além de estar sempre preocupada não apenas em encontrar o público-alvo, mas também em satisfazê-lo oferecendo atendimento de qualidade e, dessa forma, conquistar e fidelizar estes clientes de forma a permitir a permanência da empresa no