administração eclesiastica
Curso Bacharel em Teologia
por
Maria Alice Cerqueira da Silva
Rio de Janeiro
Março/2012
Trabalho sobre Organização de Igrejas
I – DEFINIÇÃO A igreja é uma congregação formada por pessoas regeneradas e biblicamente batizadas após pública profissão de fé. Ela cumpre os propósitos de Deus no mundo, tendo como Senhor e Salvador Jesus Cristo. Tais congregações são formadas por pessoas que desejam prestarem um culto à Deus, meditarem sobre a sua palavra e propagarem o Evangelho. Há nas igrejas, segundo as escrituras, duas espécies de oficiais: Pastores e diáconos. As igrejas devem relacionar-se com as demais igrejas da mesma fé e ordem, e cooperar, voluntariamente, nas atividades do Reino de Deus.
II – COMO ORGANIZAR UMA IGREJA A organização de uma igreja deve sempre partir da iniciativa de uma outra igreja, que costuma ser denominada: “igreja mãe”. Tal organização pode ser vista quando uma congregação já se acha bem doutrinada e tem capacidade administrativa e econômica para dirigir de maneira autônoma.
III – CONCÍLIO DE ORGANIZAÇÃO * Sua convocação Uma igreja que deseja promover a organização de uma nova igreja deve procurar com antecedência e informar as demais igrejas sua decisão. Para proceder a convocação de um Concílio organizacional, os seguintes passos são aconselháveis:
1) Escrever cartas às igrejas vizinhas, convidando-as a se fazerem presentes no Concílio.
2) As igrejas que quiserem se fazer representar, devem enviar seus membros com uma carta assinada pelo pastor e pelo secretário, declarando sua nomeação para fazerem parte do mesmo.
* Sua constituição e atribuições
I – Constituirão o Concílio membros de igrejas batistas que estejam credenciados para tanto.
II – As igrejas ali representadas,