Administração dos Materiais
Estoque e Administração de Materiais
Importância da Administração de materiais
A necessidade dos clientes tanto internos como externos, devem ser analisadas para que a empresa avalie se poderá atendê-las ou não, a partir do estoque existente.
Caso o estoque não seja suficiente, a empresa deve averiguar se é necessário comprar ou fabricar o produto.
O recebimento dos produtos pode envolver diversas atividades, relativas à área fiscal e contábil, de qualidade, de verificação de quantidades entregues e atividades necessárias ao registro de materiais entregues no sistema de materiais da empresa.
O armazenamento de materiais é uma atividade especializada e consiste em armazenar adequadamente os materiais para que seja possível sua rápida recuperação e a manutenção dos níveis de qualidade e para que a entrega seja facilitada.
A logística visa a estocagem e entrega de materiais no ponto certo, ao menor custo e no menor prazo possível, mantendo sempre suas condições de qualidade.
A administração de materiais tem impacto direto na lucratividade da empresa e na qualidade dos produtos, havendo a necessidade de uma gestão, que tenha como objetivo reduzir o estoque e manter o cliente satisfeito
Organização da Área de Materiais
A principal função da área de materiais é: compra, programação da produção, armazenamento e logística.
Para empresas de pequeno e médio porte, essas atribuições podem ser encontrar subordinadas a um único órgão de administração ou gestão de materiais e suprimentos.
Em empresas de maior complexidade, pode haver diferentes setores envolvidos com os materiais.
Setor A – Compras
Setor B – Planejamento e controle de materiais, armazenamento, programação da produção e logística (logística interna)
Setor C – Logística externa
Importante: É desejável que a área de materiais seja subordinada ou a diretoria da firma ou a diretoria de operações.
Por que não é desejável que a área de