Administração do tempo
Administre seu tempo e mude de vida
por Camila Micheletti
Antes de começarmos a falar sobre administração do tempo, é preciso entender o que vamos tentar administrar. "Afinal, o que é o tempo? Como funciona? Por que às vezes passa voando e às vezes demora a passar?", questiona o conferencista e especialista em comportamento humano Carlos Hilsdorf, no seu livro Atitudes Vencedoras (Ed. Senac). Ele mesmo responde à questão, afirmando que o tempo pode ser dividido em duas categorias: o tempo medido e o tempo vivido. Na realidade, o que nos importa é o tempo vivido. Por isso, quando acaba o mês e você sente que não conseguiu realizar nada que havia planejado, é porque alguma coisa está errada. Isso porque o tempo é a coisa mais democrática que existe: todos nós temos, todos os dias, as mesmas 24 horas disponíveis. "O problema não é o tempo, mas como você vivencia o tempo", alerta Hilsdorf.
Para saber administrar o tempo, é fundamental conhecer-se a si mesmo. "Você precisa saber qual é o seu horário mais produtivo -manhã, tarde ou noite- e direcionar as atividades mais importantes para este horário", destaca Elza Tsuzaki, consultora do Senac neste tema e bacharel em Administração de RH e Serviço Social. Ela orienta que também é importante cuidar da alimentação, já que comer alimentos nutritivos e que tragam energia faz toda a diferença na qualidade de vida. E estar bem fisicamente é fundamental na rotina diária. Profissionais estressados e cansados têm maior dificuldade de administrar o tempo.
De acordo com o consultor Sebastião de Almeida Junior, uma vez que não é possível ampliar a disponibilidade de tempo de alguém, há duas alternativas para gerenciá-lo. A primeira é dar prioridade para atividades mais importantes, somente realizando as outras se for possível. A segunda alternativa é encontrar meios de reduzir o tempo necessário para realizar determinadas tarefas sem prejudicar a qualidade. De qualquer forma, há