Administração do Relacionamento com o Cliente
No mundo atual, que se torna mais competitivo a cada dia, as organizações precisam compreender a importância da criação de estratégias inovadoras e eficientes para a valorização e diferenciação de seus produtos e/ou serviços, diante de um mercado extremamente vasto de ofertas e concorrentes. Partindo desse ponto, agregar valor ao cliente torna-se quase que obrigatório, uma vez que este é parte fundamental da sustentação organizacional.
Para que se torne possível a geração de valor ao cliente, é essencial a compreensão de suas reais necessidades, de suas expectativas, e de seu comportamento de compra, lembrando que os fatores culturais, sociais e econômicos também influenciam nesse processo.
Logo, administrar o relacionamento com o cliente e dar valor a ele deve ser uma das maiores preocupações de uma organização, para que a mesma alcance solidez e estabilidade no mercado.
Atualmente, foi criada uma ferramenta para automatizar o contato com o cliente. Conhecida como CRM (Customer Relationship Management), implica em compreender sistemas e fundamentar uma mudança de atitude corporativa. Tem como objetivo ajudar as organizações a criar e manter um bom relacionamento com seus clientes.
Após inserir essa ferramenta, a organização interage com todos os seus clientes e passa a conhecer seus costumes, tornando o atendimento mais personalizado, a fim de fidelizar o cliente.
A CRM pode ser dividida em três partes, sendo:
Operacional: Criar canais de vendas;
Analítica: Analisar os dados e informações e gerar conhecimento; seu objetivo é identificar as necessidades dos clientes;
Colaborativa: Focar a aquisição dos clientes.
Através da CRM, as organizações conseguem garantir mais vendas, reduzir custos, aumentar o faturamento e conquistar novos clientes, tornando-se dessa forma uma empresa referencial no mercado.
1.2 . Fidelização dos Clientes
A fidelização de clientes é gerenciar, medir e criar valores nas unidades