Administração de Operações
Total Produtos Gráficos
Análise de sistema de controle de produção
Aaron Grassmann, Gustavo Domingues e Vitor Bueno
Ribeirão Preto, junho de 2014
O presente trabalho possui a finalidade de analisar o sistema ERP implementado pela empresa entrevistada. É destinado à disciplina Administração II de Operações lecionado pelo prof Alexandre Salgado
Introdução
Os sistemas de controle de produção são muito comuns em empresas de médio e grande porte e tem papel fundamental no melhor desenvolvimento e eficiência da empresa. Dentre esses sistemas encontramos o MRPI (Material Requeriment Planning), o MRPII (Manufacturing Resource Planning) e o ERP (Enterprise Resource Planning).
O MRPI trata do planejamento e do controle da produção e do estoque (de forma mais prática: envolve perguntas como ‘o que pedir’, ‘quanto pedir’ e ‘quando pedir’) gerando assim um menor estoque e um menor custo para a empresa.
O MRP II tem a mesma função do MRP I, porém com o adendo da ligação da área de produção e estoques à área financeira da empresa, ou seja, é um sistema integrado que comunica a produção com o financeiro, diminuindo assim as diferenças de dados que geram problemas que só seriam notados no momento de recebimento de peças para manufaturar o produto.
E por fim o ERP, que é a integração de todas as partes da empresa, isto é, o sistema possibilita que as decisões e a base de dados de todas as partes da organização sejam integradas de modo que as consequências das decisões de uma parte da organização sejam refletidas nos sistemas de planejamento e controle do restante da organização.A empresa
A Total Gráfica foi criada em 2008 devida a vontade empreendedora do fundador Flávio Siqueira de atender melhor o mercado de produtos gráficos. A empresa possui um acervo de 959 produtos, dentre esses estão tintas, chapas metálicas, produtos químicos, álcoois, solventes entre outros. Atualmente possui três funcionários.
Fornecedores
O contato com os