Administracao das Operacoes
1 – A palavra mudança está diretamente ligada a quebra de paradigma. Na sociedade que se vive nos dias de hoje, a quebra de paradigma se tornou necessário para o desenvolvimento em determinadas áreas. No modo de produção não se difere; a mudança (ou quebra de paradigma) da produção artesanal, para a produção em massa e, por conseguinte, uma produção mais voltada para atender as necessidades do cliente, de forma a reduzir o estoque, tal como just-in- time e, atualmente, a produção enxuta, se fez vital para uma maior qualidade dos produtos e serviços, de forma a aumentar a lucratividade e reduzir os custos.
Contudo, a mudança se tornou necessaria para o desenvolvimento no modo de produção, de forma a atender as expectativas dos clientes e obter uma maior margem de lucratividade.
2- Com o passar dos anos, percebeu-se uma quebra de paradigma no que tange ao modo de produção. Foi necessário mudar para se produzir em grande quantidade e com custo reduzido. Inicialmente, os produtos eram fabricados artesanalmente. As atividades para fabricação do produto demandavam de uma alta habilidade do trabalhador, os produtos eram exclusivos, não havia uma padronização. Isso demandava um alto tempo para a fabricação do produto, além de elevar o seu custo. Poucas pessoas tinham acesso aos produtos em decorrência do alto custo, porém eles eram fabricados com uma alta qualidade.
A produção em massa, idealizada por Ford, vislumbrava uma alta quantidade de produtos fabricados, com baixo custo e em menor tempo que a produção artesanal. Surgia então um novo paradigma no modo de produção. Nesse tipo de produção não havia uma exclusividade nos produtos, pois os mesmo eram padronizados. A padronização dos produtos contribuiu para uma produção em larga escala. A implantação da montagem móvel dos produtos contribuiu para a diminuição no tempo de fabricação. A mão de obra utilizada para a execução das tarefas era pouco qualificada, haja vista que