rumo logistica
A Rumo foi criada para realizar a logística do açúcar destinado à exportação, sendo líder mundial neste segmento. Porém, hoje também realiza outras atividades como a armazenagem de contêineres e carga geral, assim como o embarque de outros granéis e o transporte de fertilizantes. Opera sete terminais de transbordo – quatro próprios e um dos mais modernos do Brasil, em Itirapina, além de Terminal Portuário em Santos, que tem a maior capacidade de recepção ferroviária e o maior calado de Terminais granel do Porto santista, com 13,5 metros.
Na visita realizada pela equipe ao terminal, conversamos com alguns funcionários onde foi possível perceber que há dificuldades em disponibilidade de composições férreas para atender a demanda, já que existe apenas um armazém com capacidade aproximada de 105.000 toneladas. Sendo assim para que o processo flua constantemente sem correr o risco do armazém “plugar” seria necessária uma composição equivalente a 70 vagões (6.000 toneladas) por dia.
As vantagens desse terminal é sua localização estratégica ficando muito próxima de umas das principais rodovias do Brasil a Washington Luiz e também próximo a malha ferroviária Norte que liga os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo ao Porto de Santos, considerado o maior e mais moderno do país.
Já as desvantagens é a distancia que Itirapina se encontra de Santos. O trem demora em chegar ao destino e como são poucas composições disponíveis para o terminal no máximo três, leva muito tempo para chegar até o Porto descarregar e voltar ao Terminal. Sem contar que pode ter imprevistos, como problemas mecânicos. A solução seria a Rumo acertar a disponibilidade de mais trens para atendê-los.