Administração de medicamentos na enfermagem
Introdução:
A administração de medicamentos é um dos procedimentos cruciais na enfermagem. Porém, tão importante quanto, e ter conhecimento de efeitos e reações dos fármacos, além de ter a competência e a habilidade para administração das medicações, passando ao paciente confiança e segurança, minimizando a ansiedade e, consequentemente, aumentando a eficácia da medicação.
Os cinco certos:
Paciente certo.
Medicação certa.
Dosagem certa.
Via de administração certa.
Horário certo.
Matemática aplicada
Assimilar conceitos básicos em soluções e apresentações de medicamentos.
Conhecer as quatro operações básicas.
Conhecer a muito aplicada na enfermagem à regra de três, sistema métrico e frações decimais.
Proporção: É uma fórmula que expressa a concentração da solução e consiste na relação entre soluto e o solvente expressa em partes.
Exemplo: 1:40 indica que temos 1g de soluto para 40 ml de solvente.
Porcentagem: É outra forma de expressar concentração.
O termo por cento (%) significa centésimo. Um porcentual é uma fração cujo numerador é expresso e o denominador que não aparece é sempre 100. Ou seja, o numero que vem antes do % indica quantas partes de soluto existe em 100 partes da solução.
Exemplo: 5% indica que temos 5g de soluto em 100 ml de solvente, se temos um soro glicosado a 5% então temos 5 gramas de glicose em cada 100 ml desse soro.
Regra de três: Regra de três simples é o procedimento para resolver um problema que envolva quatro valores de duas grandezas relacionadas onde conhecemos três e determinamos outra.
È o cálculo mais usado para transformação de soro e diluição de medicamento.
Exemplo: uma ampola de medicamento com 10ml a 50% está prescrito 1 grama IV.
Sabemos pela ampola que indica que a cada 100ml de solução tem 50 gramas de soluto, então precisamos saber em quantos ml teremos a 1gr desejada.
100ml---->50gr
Xml------> 01gr
Para saber o X fazemos uma conta cruzada e