Administração de materiais
A administração de Materiais pode ser definida como um conjunto de atividades que objetivam garantir a presença de um estoque que supra as necessidades internas de materiais, sem que este absorva um grande capital e ocasione um custo elevado. Em resumo, ela serve para garantir a presença constante de materiais necessários ao desempenho normal das atividades inerentes a produção da empresa.
Os principais objetivos da administração de materiais são assegurar o contínuo abastecimento de materiais necessários aos processos internos da empresa e reduzir os custos operacionais, visando aumentar a competitividade dos produtos no mercado.
Compreendem também objetivos da administração a redução dos custos na atividade de compras, aquisição e posse, alto giro dos estoques, continuidade de fornecimento, atendimento da qualidade pré-estabelecida, bom relacionamento com fornecedores, dentre outros.
A Administração de Materiais compreende as atividades de controle de estoque, classificação de material, compra de material, armazenagem/almoxarifado, movimentação de material, inspeção de recebimento e cadastro, como suas atividades básicas.
O controle de estoque trabalha na gestão dos estoques, baseado no planejamento e na programação de material. A manutenção de estoque é de fundamental importância para a continuidade e segurança da produção, garantindo a quantidade de materiais mínimas que atendam a produção.
A classificação de Material compreende a identificação (especificação), classificação, codificação, cadastramento e catalogação do material em estoque.
A atividade de aquisição / Compra de Material compreende todo o processo de compras de material. O setor de compras responsabiliza-se por garantir que as matérias-primas necessárias à produção estejam disponíveis nas quantidades certas e nos períodos desejados. Deve-se realizar a compra no melhor preço.
A armazenagem trabalha com a gestão física dos estoques, realizando as