As possibilidades reais de implantação de aulas de Ginástica Geral nas escolas
Quais as possibilidades reais de implantação de aulas de Ginástica Geral nas escolas?
Como isso se daria? O que deveria ser ensinado?
Podemos notar que a ginástica Geral esta, pouco presente nas aulas de Educação Física, por inúmeros motivos que levam a dificuldade da prática nas aulas. Levando em consideração que a pratica de uma atividade física se tornou essencial no currículo escolar com o objetivo de trabalhar com o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo, psicológico e social dos alunos, melhorando no aprendizado, na qualidade de vida e na convivência em sociedade.
A implantação da Ginástica Geral nas aulas de Educação Física não pode ser apresentada como uma competição, mas sim como uma pratica de educação e de lazer levando o conhecimento de sua historia no decorrer dos anos. Alguns professores encontram dificuldades de colocar a Ginástica Geral em pratica por falta de habilidades e recursos materiais, mas podemos utilizar alguns materiais mais comuns para poder colocar a ginástica em pratica como a bola, arco, colchões, fita e bastões ou adaptados como o pano, pneus, caixas entre muitos outros. Umas das ginásticas que podem ser ensinadas nas aulas de educação física são os tipos de rolamentos, ensinando a posição das mãos e com auxilio de um colega ou do professor com a mão no abdômen do aluno e a outra no pescoço evitando o impacto com o chão.
Exemplos:
Fazendo o movimento de balanço para frente e para trás; com o queixo encostado no peito; as pernas sempre unidas; voltar para a posição sentada.
Rolamento em plano inclinado para facilitar o movimento
Rolamento também pode ser feito, inicialmente, saindo da posição ajoelhada
Posição das mãos em relação à cabeça e impulso
Para brincadeiras, com a ajuda no impulso das pernas
Ajuda para se levantar ao final do movimento
Referencias bibliográficas: Caderno de referencia de Conteúdo de Ginástica Geral.