administração de materiais
Administração de materiais é uma das condições fundamentais para o equilíbrio econômico e financeiro de uma empresa.
Para ARNOLD a Administração de materiais é uma função coordenadora responsável pelo planejamento e controle do fluxo de materiais. Tendo como objetivos a maximização da utilização dos recursos da empresa e fornecer o nível requerido de serviços ao consumidor.
Tratar adequadamente do abastecimento, do planejamento e do reaproveitamento de materiais contribui para a melhoria do resultado de qualquer organização.
A receita de uma organização será elevada se a mesma propiciar a melhoria de seu produto e pela sua boa distribuição. Tendo como base a administração das despesas e dos custos, com uma excelente Administração de Materiais.
Reduzir custos está ligado diretamente com o lucro da empresa, levando isto em consideração a administração de materiais pode reduzir custos pela certeza de que materiais certos estão no local certo, na hora certa, e de que estão sendo utilizados adequadamente.
Sendo ARNOLD há vários modos de classificar o fluxo de matérias pelo planejamento e controle da produção e fornecimento/distribuição física.
Planejamento e controle da produção O planejamento e controle da produção são responsáveis pelo controle do fluxo de materiais através do processo de produção.
As principais atividades desempenhadas pelo planejamento e controle da produção são:
1. Planejamento da produção: a produção deve ser capaz de atender a demanda do mercado, a empresa deve estar preparada para atender a essa prioridade. Esse planejamento deve envolver previsão, plano mestre, planejamento de necessidade de material e o planejamento de capacidade.
2. Implementação e controle: utilizado para colocar em ação e alcançar os planos realizados pelo planejamento da produção. Essas responsabilidades são atingidas por meio do controle da atividade produtiva e compras.
3. Administração do estoque: estoques são materiais