Administração de materiais
Aula-tema: Administração de materiais: conceitos gerais
Passo 1
Administração de materiais e Recursos Patrimoniais
O espectro de recursos administráveis é bem amplo, podendo desdobrar-se em uma infinidade de disciplinas, cada uma delas com características peculiares, necessitando profissionais especialmente formados e treinados para tal.
A administração dos recursos materiais engloba a sequencia de operações que tem seu inicio na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final.
A administração de recursos patrimoniais trata da sequencia de operações que,assim como a administração dos recursos materiais, tem inicio na identificação do fornecedor, passando pela compra e recebimento do bem, para depois lidar com suas conservações, manutenção ou quando for o caso.
As pessoas que trabalham na empresa também constituem recursos, pois com seu conhecimento geram novas ideias, que são transformadas em novos produtos, novos métodos de trabalho, cada vez mais adequados ao uso dos consumidores.
O capital, sob a forma de numerário, é o recurso, mas facilmente reconhecido, por sua característica de liquidez, que faz com que ele possa ser utilizado na aquisição de outros recursos. A tecnologia é um recurso que ganha importância a cada dia, pois as tecnologias, mas avançadas possuem um diferencial.
Por transmitirem a ideia de que são capazes de gerar produtos e serviços e, portanto produzir riquezas, os bens são muitas vezes considerados como sinônimo de recursos.
Patrimônio pode ser conceituado como conjunto de bens, valores, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica que possa ser avaliado monetariamente e que seja utilizado na utilização de seus objetivos sociais.
Recursos Tecnológicos
Praticamente todos os teóricos da aérea de administração