Administração de materiais
Com a atividade que se segue, foi possível identificar na prática os conhecimentos adquiridos na teoria sobre como funciona a administração de Recursos Patrimoniais e Logística de suprimentos, matéria-prima e insumos, as sequências das operações nas organizações abaixo citadas e como estão administrando suas instalações.
Foram entrevistadas as seguintes empresas:
Carta Goiás Indústria e Comércio de Papéis LTDA: Segmento Papeleiro
Guabi – Centro Oeste Rações S/A: Rações para Animais
CAOA Montadora de Veículos S/A: Montadora de Veículos
2. como é realizada a compra de suprimentos, insumos e matéria-prima?
Carta Goiás: Via sistema é possível visualizar estoque máximo e minimo de cada material, quando é enviado aviso sobre estoque mínimo de material, automaticamente o PCP, envia uma solicitação contendo quantidade e itens a serem comprados pelo departamento de suprimentos, sendo assim é realizada a compra e a empresa é abastecida pelo material na quantidade, local e data exatas.
Guabi: Cada unidade fabril tem o seu setor de suprimentos, que é divido em dois setores o de Itens Produtivos (Materia-Prima e Insumos) e Itens não Produtivos (Manutenção, Material de Limpeza, EPI's, Serviços, Escritorio e Almoxarifado). Tudo é feito através do sistema. Os Compradores emitem uma Ordem de Compra, o Gerente de Fabrica ou Gerente de Suprimentos aprova a Ordem, emitido um Pedido de Compra. Quando chega o produto é lançado a NF no sistema depois de lançado no sistema automaticamente o produto vai direto para o estoque, sendo os próprios compradores que o controlam. O PCP e o departamento de Produção lançam quantos matérias devem comprar, quais e quando comprarão.
CAOA: É feito o Planejamento da Produção. Após isso é realizada a compra das peças do carro, pela área da importação que emite o pedido para a Coréia. Todas as peças que compõem o carro, desde lataria até montagem final advindos da Coréia, com exceção de bancos e