administração de marketing
Através de uma visão social Marketing pode ser definido como um processo pelo qual pessoas obtém o que necessitam ou desejam. De acordo com Peter Drucker, citado por Kotler (2000), ao contrário do que muitos pensam, marketing não possui a venda como objetivo principal, mas mantém seu foco na compreensão do cliente, ajustando seu produto ou serviço a ele de maneira que a venda se torne apenas uma consequência natural.
Já através de uma visão gerencial, podemos considerar a administração de marketing como o processo que estimula a troca de bens, serviços e ideias entre partes, através do planejamento e execução da concepção, da promoção, distribuição e determinação de preços para os mesmos. Para darmos evolução ao tema pesquisamos alguns conceitos relevantes, são eles:
Profissionais de marketing e clientes potenciais: O profissional de marketing é alguém que pensa e utiliza meios para buscar respostas da outra parte (mercado), também denominada cliente potencial.
Necessidades, desejos e demandas: Necessidades são exigências básicas que todo ser humano possui. Já os desejos referem-se a algo mais específico, que variam de acordo com o meio em que se vive. Por sua vez, demandas combinam desejos e poder aquisitivo. Sendo assim, é importante que as empresas se atentem não apenas à quantas pessoas desejam o seu produto, mas também quantas destas pessoas podem ou estão dispostas a pagar por ele.
Produto ou Oferta: De acordo com a definição de Kotler (2000) um produto é qualquer oferta que possa satisfazer a uma necessidade ou a um desejo. Uma marca é uma oferta de fonte conhecida, que estimula diversas associações na mente das pessoas, formando uma imagem (favorável ou não) da marca e sua empresa.
Troca e Transações: Troca é o processo em que se obtém um produto desejado ao mesmo tempo em que se entrega algo que a outra pessoa envolvida também deseja. Para acontecer, a troca precisa beneficiar (criar valor para) ambas as partes. O