Administração de Marketing
Autor: Philip Kotler
Kotler discorre largamente neste capitulo de seu tratado de administração de Marketing sobre que aspectos levar em consideração em uma análise de ambiente de Marketing, deixando claro a vital importância deste processo para o sucesso das corporações.
Antes de mais nada é importante que o leitor esteja ciente de quem é o autor de quem estamos tratando. Philip Kotler é autor de vários livros e teorias largamente utilizadas em Marketing, sendo referencia na literatura acadêmica, não só neste setor mas também nas áreas de Administração, Economia e Publicidade. É formado pela Universidade De Paul, mestrado pela Universidade de Chicago, doutorado pelo MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts, sigla em inglês) e pós doutorado pela Universidade de Chicago e Harvard. Atualmente Kotler trabalha como consultor de diversas grandes empresas como a AT&T, IBM, Shell, Bayer, Ford, entre outras, além de lecionar.
Em relação á obra que vamos tratar em específico “Administração de Marketing”, trata basicamente do mercado competitivo e astuto em que vivemos, cheio de opções, o que torna a conquista e fidelização do cliente muito mais complicada. Para Kotler, os clientes de hoje são bem mais difíceis de agradar, pois “são mais inteligentes, mais conscientes em relação aos preços, mais exigentes, perdoam menos e são abordados por mais concorrentes com ofertas iguais ou melhores”. Dessa forma, o novo desafio não é simplesmente deixa o cliente satisfeito, mas sim conquista-lo e torna-lo fiel.
Dentro dessa perspectiva, já adentrando ao capítulo em estudo, Kotler nos mostra que muitas empresas não conseguem entender as mudanças de mercado como oportunidades. Perder essas oportunidades muitas vezes significa a falência. O autor nos apresenta três configurações de mudança que podem influenciar as empresas, á saber: modismos, tendências e megatendências,