nome de condimentos
As especiarias são usadas na culinária desde a Antiguidade, exploradas como ingredientes excelentes para destacar o sabor e o perfume dos pratos. E, como acrescentam um toque especial às receitas, com elas você pode reduzir a quantidade de sal adicionado como tempero, deixando-as ainda mais saudáveis nas suas preparações e inspirar a sua criatividade na cozinha.
Curry
O Curry em pó de origem indiana esse tempero de sabor peculiar e inconfundível, mesclado de picante e adocicado, é preparado de uma forma bastante eclética, sua cor amarelada devido á presença de cúrcuma. É uma alquimia composta por variados ingredientes, como Gengibre, noz-moscada, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro em grãos.
Ela é chamada internacionalmente de “Madras Curry”. Não exagere na quantidade, pois algumas especiarias têm sabor picante. Por isso, acrescente apenas um pouco.
O prato de frango ao curry é o mais conhecido, mas o tempero é bem versátil e pode ser usado em todos os tipos de ensopados: de carnes, aves, peixes, frutos do mar e vegetais.
Coentro
Embora de origem incerta, sabe-se que os antigos egípcios já a utilizavam para embalsamar os corpos. É provavelmente originária da bacia do Mediterrâneo onde os gregos e os romanos a utilizavam em pratos e bebidas. Na Idade Média era cultivada nos jardins dos mosteiros. Muito utilizado na cozinha indiana e árabe, tanto as sementes como as folhas, é considerado afrodisíaco, é um ingrediente essencial do caril em pó. Na culinária brasileira principalmente nordestina é muito apreciadas como condimento, Além disso, as folhas entram no preparo de diversos molhos, sopas, saladas e no tempero de peixes e carnes. As sementes servem para aromatizar o gin e fabricar licores digestivos. Servem ainda para aromatizar vinagre e vários tipos de conservas como purê de tomate, peras ou maçãs, salsichas ou patês. É