ADMINISTRAÇÃO DE ENFERMAGEM
O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais os objetivos que devem ser atingidos, por isso é imprescindível para enfermagem conhecer as fases desse planejamento e usá-las como forma de determinar quais as prioridades na sua ação em seu setor, ou seja, falar em planejamento significa lidar com estratégias para enfrentar incertezas e mudanças futuras no ambiente das instituições. (CHIAVENATO, 1985 apud. KURCGANT, 1991)
O planejamento é a função-chave da administração, uma vez que fornece aos indivíduos e as organizações os meios de que necessitam para enfrentar ambientes dinâmicos e complexos em constantes transformações. (KAST & ROSENZWEIG,1980 apud KURCGANT, 1991)
Os estudos mostram que ele é desenvolvido em sete fases ou etapas, sendo estas: o conhecimento do sistema como um todo, determinação dos objetivos, estabelecimento das prioridades, seleção dos recursos disponíveis, estabelecimento do plano operacional, desenvolvimento e por fim o aperfeiçoamento.
Diante dessas definições, este trabalho tem como objetivo descrever uma das mais importantes funções administrativas o planejamento, dando enfoque à metodologia do planejamento em enfermagem, fazendo considerações sobre sua função, aplicabilidade e importância para as instituições hospitalares, assim como a função da enfermagem frente aos serviços hospitalares de saúde.
2.0- DESENVOLVIMENTO
O planejamento se inicia à medida que se determinam os objetivos a serem alcançados. Essa idéia básica advém da Teoria de Sistemas do biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy, que apresenta e tecem diversas considerações a respeito de sua aplicabilidade na física, biologia e nas ciências sociais. Essas aplicações têm função de facilitar a compreensão do ponto de partida para realizar qualquer planejamento e analisar sistematicamente a organização, porém