Administração de enfermagem
Nome: Jessica Kely Soares de Meneses Turma: 11005 Nome: Juliana Ferreira Professor: Saulo Calil Ramos
História da administração
* Introdução
A palavra administração vem do latim ad(direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência), e significa subordinação aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, isto é aquele que presta um serviço a outro. A tarefa da administração é interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle. A administração constitui o resultado histórico e integrado da contribuição cumulativa de numerosos precursores, filósofos, economistas, estadistas e empresários que, no decorrer dos tempos, foram, cada qual no campo de suas atividades, desenvolvendo e divulgando as suas obras e teorias.
Em todo esse contexto a evolução histórica da administração pode ser dividida em duas fases:
1 Fase empírica da administração: Caracteriza por dois períodos distintos: a) Período Teocrático: Forma de governo em que a autoridade era emanada dos deuses ou de Deus. Destacaram-se nesse período as contribuições de Moisés (Êxodo 18:13- 27) , de Hamurabi, dos faraós egípcios, entre outros. b) Período dos precursores da administração científica: Nesse período a administração recebeu grande influências de filósofos tais como:
* Influência dos filósofos
Desde os tempos da Antiguidade a administração recebeu influência da filosofia. Antes de Cristo, o filósofo grego Sócrates (470 a.C. 399 a.C) em sua discussão com Nicomaquis, expõe o seu ponto de vista sobre a administração: “Sobre qualquer coisa que um homem possa presidir, ele será, se souber do que precisa e se for capaz de provê-lo, um bom presidente, quer tenha a direção de um coro, uma família, uma cidade ou um exército Não é exército. também uma tarefa punir os maus e honrar os bons?