Administração de enfermagem - resumo
TOMADA DE DECISÃO
PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E SISTEMA DE INFORMAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS
TOMADA DE DECISÃO
De um modo geral, tomada de decisão é um esforço para tentar solucionar problemas, criando um conjunto de alternativas, as quais servem, para mensurar ganhos e perdas, objetivando um resultado satisfatório. Podendo acarretar conseqüências, imediatas de curto ou longo prazo, seja no meio empresarial ou social.
Riffa(1999): os objetivos ajudam a determinar quais informa ações devem ser obtidas, permitem justificar decisões perante os outros, estabelecem a importância de uma escolha e permite estabelecer o tempo e o esforço necessário para cumprir uma tarefa.
Malczewski(1999): quando uma oportunidade ou problema existe, ou quando algo é o que deveria ser ou ainda, quando existe uma oportunidade de melhoria ou otimização.
As ciências quantitativas= Permitem a quantificação, a previsão e a normatização do processo decisório, estabelece princípios pelos quais as decisões tomadas terão menos margem de erro e de perdas maior margem de ganho e de aproximação do valor esperado em relação à utilidade.
As ciências qualitativas= Os aspectos relacionados com o comportamento das pessoas que tomam decisões e com as influencias que esses aspectos sofrem neste processo sob diferente ângulo.
O que é processo decisório: Entende-se que o processo de tomada de decisão é realmente um processo que envolve fenômenos tanto individuais quanto sociais, baseado em premissas de fatos e de valores, que inclui a escolha de um ou mais alternativas, com a intenção de aproximar-se de processos lógicos, psicológicos e de ações que incluem o momento de decisão. Assim, percebe-se que o processo começa antes do momento da decisão e termina muito depois dele, envolvendo uma série de fases a serem percorridas.
Fases do processo decisório:
Percepção do Problema: O processo decisório geralmente inicia a partir