Administração (cultura organizacional)
Quando estamos falando de cultura organizacional estamos nos referindo aos valores, comportamentos e normas estabelecidas e divididas ou compartilhadas entre todos os membros de uma organização. É a “personalidade” que a empresa apresenta através das atitudes de cada membro da organização.
Para Edgar Schein cultura é:
Um conjunto de premissas que um grupo aprendeu a aceitar, como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna. Essas premissas funcionam suficientemente bem para serem consideradas válidas e podem ser ensinadas a novos integrantes como sendo a forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas de adaptação externa e integração interna. (in Maximiano, 2005, p. 451)
Nem sempre os componentes da cultura organizacional de uma empresa podem ser observados como por exemplo os valores ao passo que os componentes mais visíveis ou observáveis são seus artefatos como por exemplo sua arquitetura, seus veículos, as roupas ou uniformes, os produtos que as pessoas usam. Quando estamos falando de um novo componente da estrutura organizacional ou seja, um novo colaborador, ele terá uma impressão ao chegar que será produzida pelos componentes mais observáveis.
Outro tópico que pode ser observável é a utilização da tecnologia que vai exprimir o estágio de utilização do conhecimento que determinada organização tem fazendo com que ela disponha de uma vantagem competitiva no mundo atual, completamente informatizado.
Símbolos também transmitem significados na cultura organizacional como imagens, linguagem, cerimônias e rituais sendo importantes porque reforçam os valores da empresa. Veja por exemplo como os símbolos são importantíssimos para as igrejas, as antigas universidades, as organizações militares e os tribunais. São os símbolos utilizados por essas instituições que exprimem o que ela acredita, o que ela quer, como quer ser vista.
Funções da cultura