Teoria Geral da Administração, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e sociedade e Comportamento Organizacional.
SERVIÇO SOCIAL
TEMA: SER DIFERENTE É NORMAL?
Canguçu
2013
TEMA: SER DIFERENTE É NORMAL?
Trabalho Disciplinar apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, 1º Semestre.
Orientadora:
Canguçu
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 04
DESENVOLVIMENTO 05
CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
INTRODUÇÃO
Para nos enquadramos na sociedade, nos dividimos em grupos, em função de fatores ou crenças equivalentes a que possuímos, por exemplo: categoria raça (branca e negra), categoria nacionalidade (brasileiro e norte-americano). É um processo resultante da necessidade de diferenciar o grupo ao qual pertencemos dos grupos dos outros.
Temos uma necessidade de comparação e diferenciação pessoal que faz com que busquemos uma aceitação positiva de nós mesmos pelos outros.
A busca por esta aceitação e respeito social acaba se tornando a maior responsável pelos conflitos e preconceitos sociais.
Os processos de comparação e de diferenciação social são provenientes da tendência de atribuir aos nossos grupos valores positivos e aceitáveis e de desfavorecer os grupos alheios menosprezando os seus valores, hábitos e características, o que resulta no processo de categorização social.
Atualmente, há uma concepção de independência, autonomia e diversidade que se alastrou nos indivíduos, principalmente nos jovens, onde estes buscam o direito em optar por ser diferente e preservar esta diferença, segundo seus próprios conceitos e valores, e isto deve ser respeitado como todo valor intrínseco e qualquer crença do ser humano.
DESENVOLVIMENTO
No geral, a sociedade se vê como um grupo feito de indivíduos, onde cada indivíduo é livre para manifestar sua opinião e apresentar suas teorias. No entanto age como um sistema com diferentes papéis e categorias sociais, organizadas hierarquicamente, onde