Administração Clássica
Administração Clássica.
Definição:
· A Teoria Clássica teve o seu início na França em 1916, se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Partia da organização e da estrutura como um todo, para garantir a eficiência de todas as partes envolvidas, fossem elas departamentos, seções ou pessoas como executores de tarefas e ocupantes de cargos.
Curiosidade:
Fayol expôs sua Teoria da Administração em seu livro Administration Industrielle et Générale , publicado em 1916. Suas idéias também foram divulgadas por Gulick e Urwick.
Pensador:
Henri Fayol (1841 – 1925), nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris, vivendo assim as consequências da Revolução Industrial e da I Guerra Mundial.
Objetivo:
O objetivo principal era a busca da eficiência das organizações.
Taylorismo.
Definição:
É uma concepção de produção, baseada em um método científico de organização do trabalho.
Curiosidade:
Em 1911, Taylor publicou “Os princípios da administração”, obra na qual expôs seu método.
Pensador:
O engenheiro norte-americano Frederick Taylor (1856-1915), considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica da Administração de empresas.
Objetivo:
Aumentar a eficiência ao nível operacional.
Fordismo.
Definição:
O fordismo foi o sistema de produção que mais se desenvolveu no século XX, sendo responsável pela produção em massa de mercadorias das mais diversas espécies. Trata-se de uma forma de racionalização da produção capitalista baseada em inovações técnicas e organizacionais que se articulam tendo em vista, de um lado a produção em massa e, do outro, o consumo em massa.
Curiosidade:
O fordismo foi o sistema de produção que mais se desenvolveu no século XX, sendo responsável pela produção em massa de mercadorias das mais diversas espécies.
Pensador: