Administração Científica e o surgimento da Psicologia Organizacional.
Atividade Avaliativa 1 – Psicologia Organizacional
Partindo da leitura da Unidade 1 do seu material didático, realize uma pesquisa (em livros, sites, teses, monografias etc.) e fale sobre a relação entre a Administração Científica e o surgimento da Psicologia Organizacional.
A partir da expansão do setor fabril, no fim do século XIX, a necessidade de aumentar a produção para se obter maiores lucros, tornou-se o principal objetivo das grandes indústrias. Porém, ao se aumentar a produção desordenadamente, os trabalhadores, que a princípio deram bons resultados, submetidos a extensas jornadas de trabalho, sem direitos e incentivos, chegavam ao esgotamento físico, provocando um declínio nas metas de produção.
Ao observar isso, Taylor, criador da Administração Científica, propôs alguns critérios para o planejamento do trabalho, nos quais destacam-se o planejamento dos métodos de trabalho, visando uma maior eficiência dos trabalhadores; a seleção e o treinamento para adaptação aos novos métodos; estabelecimento da cooperação entre administradores, encarregados e empregados, desenvolvendo assim, um ambiente melhor para o trabalho.
É neste cenário que irá emergir a Psicologia como ferramenta de compreensão do comportamento e da subjetividade em contexto de trabalho, para auxiliar a Administração Científica no desenvolvimento dos novos métodos de trabalho, na seleção e treinamento dos trabalhadores e na análise de cargo, verificando os diferentes tipos de trabalho, de acordo com o perfil do trabalhador para a realização das funções, para melhor atender às demandas da produção.
Ainda neste contexto, podem-se destacar as contribuições de Hugo Münsterberg, considerado um dos principais fundadores da Psicologia Organizacional, que desenvolveu a ideia da criação de laboratórios para seleção e treinamento de trabalhadores; as contribuições do casal Frank e Lilian Gilbert, com seus estudos acerca do tempo e do movimento, visando uma