Administração Científica - Henry L. Gantt
Contexto Histórico
Henry Laurence Gantt, nascido no dia 20 de Maio de 1861, foi um Engenheiro Mecânico e Consultor de Negócios. Gantt é conhecido por ser o criador e desenvolvedor do Diagrama de Gantt, usado até hoje na gestão de projetos e controle de produção.
Gantt participou de diversos projetos de infraestrutura nos Estados Unidos, incluindo a Barragem Hoover, situada entre os estados de Nevada e Arizona, e o Sistema Interestadual de Autoestradas dos Estados Unidos.
Em 1887, Gantt, juntamente com Frederick W. Taylor, ingressou nas empresas metalúrgicas Midvale Steel e Bethlehem Steel com o objetivo de aplicar os métodos e princípios da Administração Científica.
Contirubuição para a Administração
Dentre os mais significativos legados de Henry Gantt para a Administração, destaca-se o Diagrama de Gantt, ferramenta de gestão de projetos e contorle de produção utilizada até hoje. Porém Henry Gantt possui contribuições significativas para a Administração. Dentre elas podemos listar:
Diagrama de Gantt: usado até hoje como uma importante ferramenta de gestão de projetos e controle de produção, o Diagrama de Gantt caracteriza-se pela representação gráfica das diversas etapas de para a conclusão de um projeto, levando em consideração o tempo de sua realização e os recursos humanos e materiais necessários. Existe também uma variação moderna p/ o Diagrama de Gantt chamado Program Evaluation and Review Technique (PERT). Abaixo temos alguns exemplos da aplicação do Diagrama:
Gerenciamento da Eficiência Industrial: Gantt defendia a ideia de que um sistema industrial eficiênte só poderia ser produzido através da aplicação de métodos de análise científicos à toda as etapas da cadeia produtiva. A função do GEI é de melhorar o sistema, eliminando imprevistos e acidentes;
Sistema “Task And Bonus”: Gantt atrelou o pagamento de bônus aos gestores ao nível de treinamento dos funcionários com o intuito de melhorar o