TGA seguidores de taylon
Frank e Lilian Gilbreth
Henry Gantt
Hugo Münsterberg
INTRODUÇÃO O objetivo inicial de Taylor estava voltado para eliminar os desperdícios nas indústrias americanas, e elevar os níveis de produtividade por meios de aplicações de métodos de técnicas da engenharia industrial. O nome Administração cientifica e devido à tentativa de aplicações dos métodos da ciência aos problemas da administração a fim de aumentar a eficiência industrial. Os principais métodos científicos aplicados aos problemas da administração são a observação e a mensuração.
O primeiro período de Taylor corresponde à época de publicação de seu livro shop Managemente (1903) sobre as técnicas de racionalização do trabalho do operário, por meio do estudo de tempos e movimentos.
O segundo período de Taylor corresponde à publicação do seu livro the principles of scientific Management (1911) quando concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser acompanhada de uma estruturação geral para tornar coerente a aplicações de seus princípios na empresa como um todo. Daí desenvolveu seus estudos sobre administração geral, a qual denominou administração cientifica, sem deixar de lado sua preocupação quanto a tarefa do operário. Frank Gilbreth foi o colaborador de Taylor que estudou com maior profundidade as técnicas para medir os tempos e movimentos em que se decompõem cada tarefa. Lilian Gilbreth, esposa de Frank Gilbreth, foi à precursora da psicologia aplicada ao trabalho. Defendeu que o aumento da produtividade depende, fundamentalmente, da atitude dos empregados, das oportunidades a eles oferecidas e ao ambiente físico do local de trabalho. Realizaram, também, estudos sobre micro movimentos, concluindo que qualquer tarefa na produção industrial pode ser divida. Henry Gautt trabalhou como auxiliar de Taylor até 1902, quando passou a desenvolver estudos individuais sobre o papel do trabalhador na produção. Enquanto Taylor