Memoria E Aprendizado
Cachorro aprende porque ele é condicionado. Criar condicionamento: dar um estímulo doloroso ou agradável para o rato ir para o labirinto certo.
Tem gente que coloca uma marquinha na mão para lembrar de algum compromisso, tem gente que faz agenda, tem gente que cola papel, tem gente que toma um remedinho. Existe remédio para a memória? Não! Existem joguinhos para treinar a memória. Tem que praticar! É a memória de aprendizado. Nem sempre preciso da memória para aprender, chamamos de condicionamento. Mas para aprender coisas novas precisamos sim de memória.
Memória: processo pelo qual adquirimos, formamos, conservamos e evocamos informações.
A aprendizagem ocorre na fase da aquisição. Para adquirir a memória, precisamos aprender.
Existem doenças neurológicas, como por exemplo, a doença de Alzheimer, demência (alguns tipos), esclerose múltipla (doença degenerativa que destrói a bainha de mielina fazendo processo desmielinizante, se temos vários surtos na região subcortical, pode haver processo de alteração de memória), quadro vascular (AVC na região do hipocampo, onde forma a memória recente), tumor.
Muitas memórias são adquiridas por meio da associação de um estímulo com outro ou então com uma resposta.
Quando usamos associações nós usamos vários circuitos cerebrais, várias áreas do cérebro. Então a chance de lembrarmos depois será maior.
Reflexo condicionado:
- habituação é a forma mais simples de aprendizado.
- A associação de um estímulo com uma resposta chamamos de reflexo. Com ratos: damos um choque se o rato pega o vermelho. Mas se ele for pelo amarelo ele não leva choque e ainda ganha um docinho.
- Se a resposta é condicionada a um estímulo -> reflexo condicionado
- reflexo condicionado instrumental -> choro do bebê para mamar.
Tipos de memória-> pegar quadro
Memória declarativa ou explícita: relacionada a dados pessoais de cada indivíduo
Memória procedimental ou implícita:memória que adquirimos sem saber, não lembramos mais quando