Administraçao
- PRODUTO: analisar possíveis implicações durante o processo de planejamento e desenvolvimento de novos produtos de tal forma que seja promovido um maior nível de cooperação entre os membros do canal.
Possíveis Implicações: o estimular a participação dos membros do canal no processo de planejamento. o Promoção e aceitação dos novos produtos pelos membros do canal. o Posicionamento do novo produto nos sortimentos dos membros do canal. o Treinamento dos membros de canal sobre novos produtos. o Dar garantias de que os novos produtos estejam livre de problemas.
Já que muitos fabricantes não vendem diretamente seus produtos aos usuários finais, eles terão que solicitar aos membros do canal para implementarem as estratégias de produto formuladas. A sucesso da estratégia depende da eficácia dos membros do canal em implementarem as estratégias formuladas pelos fabricantes.
Estratégia de Produto x Gestão de Canal
- Diferenciação do Produto: Estratégia mais utilizada. Retratar o produto como diferente da concorrência, seja pelo produto em si, pela apresentação do produto ao cliente (propaganda), pelo locais de venda. Analisar quem está vendendo o produto e como.
- Posicionamento do Produto: Tentar fazer com que os consumidores percebam o produto de maneira particular em relação aos concorrentes. Posicionar o produto como alternativa na mente das pessoas.
- Expansao/Contraçao da Linha de Produtos: A expansão e contração ocorre simultaneamente. Fabricantes acrescentam produtos a medida que eliminam outros. Membros do Canal cobram dos fabricantes o composto de produtos correto.
- Trading Up e Trading Down: Acréscimo de produtos mais caros (up) ou mais baratos (down) a linha de produtos. - Estratégia de Marca de Produto: Pode vender todos os seus produtos (1) sob uma marca nacional, (2) sob várias