Otimização do layout de marcenarias
R. Árvore, Viçosa-MG, v.33, n.1, p.161-170, 2009
OTIMIZAÇÃO DO LAYOUT DE MARCENARIAS NO SUL DO ESPÍRITO
SANTO BASEADO EM PARÂMETROS ERGONÔMICOS E DE
PRODUTIVIDADE1
RESUMO – Este estudo foi realizado em três marcenarias no sul do Estado do Espírito Santo, com o objetivo de analisar o layout e propor mudanças que otimizem o funcionamento harmônico entre o local de trabalho e o trabalhador, considerando-se fatores ergonômicos, fluxo de produção e produtividade. A coleta de dados foi feita analisando-se as condições do ambiente de trabalho (clima, ruído, iluminação) e aplicando uma entrevista para avaliar as condições gerais e de segurança no trabalho. O layout foi avaliado por medições, observação da sequência de trabalho nas máquinas e aplicação do software AutoCAD 2000. Os resultados indicaram que o Índice de Bulbo Úmido e o Termômetro de Globo estavam de acordo com a Norma Regulamentadora n°
15 (atividade moderada), sendo de 26,38 °C, em média. Os níveis médios de ruído foram de 87,48 dB (A), acima do permitido para uma jornada de 8 h diárias (NR 15). A luminosidade média, encontrada em duas marcenarias, ficou acima da faixa de iluminação mínima recomendada para esse trabalho de maquinarias (NBR 5413/92).
Todas as marcenarias tinham disposição desordenada do maquinário em razão da sequência lógica de trabalho, presença de pilastras e resíduos na área útil e de passagem, piso desnivelado, falta de rampas para acesso aos galpões, manutenção de máquinas e equipamentos de forma incorreta, falhas no telhado e ausência de bancadas para facilitar a adoção de uma melhor postura durante o manuseio das peças.
Palavras-chave: Ergonomia florestal, análise de produtividade e layout de marcenarias.
LAYOUT OPTIMIZATION OF JOINERIES IN SOUTHERN ESPIRITO SANTO
STATE BASED ON ERGONOMIC AND PRODUCTIVITY PARAMETERS
ABSTRACT – This research was carried out in three joineries in southern Espírito Santo State to