Administraçao
Prof. Leonardo Yung Maciel
Conceito e funções
O sistema urinário, juntamente com o sistema respiratório, com o sistema digestório e com o tegumento comum, é considerado um sistema excretor. O sistema urinário é o principal responsável pelo equilíbrio hídrico e eletrolítico, além da excreção de derivados nitrogenados tóxicos, como a uréia e a creatinina. Também é responsável pela eliminação de resíduos tóxicos que podem ser o resultado da ação de bactérias e a remoção de várias drogas que foram introduzidas no corpo.
1
11/11/2011
O veículo de excreção do sistema urinário é a urina produzida pelos rins. Assim, o sistema urinário compreende os órgãos responsáveis pela produção da urina, os rins, e os órgãos responsáveis pela condução da urina até a sua eliminação para o meio externo: os ureteres, a bexiga urinária e a uretra.
2
11/11/2011
Rim
É um órgão par, localizado posteriormente ao peritônio parietal, o que o identifica como retroperitoneal. Os rins estão situados à direita e à esquerda da coluna vertebral, ocupando o direito uma posição inferior em relação ao esquerdo, em virtude da presença do fígado à direita. Os rins são os órgãos responsáveis pela produção de urina. As glândulas suprarrenais estão localizadas sobre a parte medial do polo superior dos rins, onde podem ser facilmente visualizadas. São responsáveis pela produção de glicocorticoides, aldosterona e epinefrina.
3
11/11/2011
Ureter
Assim como os rins, os ureteres são retroperitoneais. Possuem aproximadamente 25 cm de comprimento e são definidos como tubos musculares que unem os rins à bexiga urinária. Partindo da pelve renal, sua porção superior dilatada, segue um trajeto descendente até desembocar na parede posterior da bexiga urinária. O ureter é dividido em três partes: parte abdominal, parte pélvica e parte intramural.
4
11/11/2011
Bexiga urinária
A bexiga urinária é um órgão sacular que se destina ao armazenamento de urina. Está localizada atrás da sínfise púbica,