Administraçao organizacional
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 ESCOLHA E IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA - ASPECTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 5
2.2 PIRÂMIDE DE MINTZBERG 5
2.3 RECURSOS HUMANOS 7
2.4 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL OU DEPARTAMENTALIZAÇÃO 9
2.5 PRODUÇÃO/COMERCIALIZAÇÃO OU PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 10
2.6 MERCADO 11
2.7 FINANÇAS 12
3 CONCLUSÃO 14
4 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15 1 INTRODUÇÃO
Algumas definições procuraram vincular o conceito de administração às Escolas Clássicas:Funcionais,Relações Humanas,Tomada de Decisão, Sistêmica Contingencial e etc. Dessas abordagens pôde-se extrair um conceito mais geral:
“Administração é um conjunto de atividades dirigidas à utilização eficiente e eficaz dos recursos, no sentido de alcançar um ou mais objetivos ou metas organizacionais”. (SILVA, Reinaldo O; 2001).
O Quadro abaixo demonstra o pensamento básico desse conceito:
Recursos Informacionais, Humanos e Tecnológicos
(fonte: Flan Fleet e Perteson)
Princípios da Administração
Um princípio é uma afirmativa básica ou uma verdade fundamental que provê entendimento e orientação ao pensamento e à prática na tomada de decisão. Os princípios da Administração são dinâmicos, gerais, relativos, inexatos e universais.
Auxiliam as organizações a: orientar a eficiência, consolidar o pensamento no campo da Administração, melhorar a pesquisa em Administração e alcançar as metas sociais. HENRY FAYOL (1841 – 1925): Nascido em Constantinopla, de família burguesa da Franca, graduado em Engenharia de Minas (1860). Trabalhou a vida inteira na mesma empresa e estabeleceu em 1916, os 14 princípios gerais da administração. Divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, direção, subordinação do interesse individual ao interesse geral, remuneração, centralização, hierarquia, ordem, equidade, estabilidade do pessoal no cargo, iniciativa, equipe.
1. NÍVEIS DA ADMINISTRAÇÃO
a) Estratégico (Alta Administração): Direção da Organização