Administraçao mercadologica
Definição de Marketing: A maior parte da população associa o marketing à propaganda. Marketing é muito mais que propaganda. A administração mercadológica é responsável por este processo desde a identificação das necessidades do cliente até a pós-venda. Sendo assim a contabilidade possibilita obter e analisar informações a respeito dos clientes e produtos facilitando e embasando este processo.
Dentre as várias definições de marketing, podemos citar Kotler (1998, p. 27), que diz que o “marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”.
Quando um indivíduo compra um produto, ele está respondendo a um processo de marketing. Pois esse produto satisfez suas necessidades, além de ter sido promovido de maneira eficaz e estar disponível em local adequado.
Portanto, para Sandhusen (2003, p. 9) o processo de marketing pode ser definido como: “o desenho de sistemas justos e eficientes para direcionar o fluxo de bens e serviços de uma economia, dos produtores aos consumidores, e realizar os objetivos da sociedade”.
Do ponto de vista de Dias (2004), praticar o marketing de forma contínua e competente, leva ao crescimento sólido dos lucros da empresa, pois ele gera a renda que é administrada pelo pessoal de finanças. Ainda de acordo com o autor, ao expandir as vendas e receitas, o marketing ajuda a cobrir os custos fixos da empresa, aumentando dessa forma sua lucratividade.
Tendo como principais forças a criação de mercados, a produção e a distribuição em massa, a sociedade também se beneficia, pois no entender de Sandhusen (2003) o estudo do marketing aumenta os níveis de atividades de negócios, oportunidades para investimentos e eleva o nível geral de empregos.
Desta maneira, podemos ver que os conceitos de marketing associam o relacionamento da organização com seus clientes, e o reflexo destas melhorias nos resultados para