ADMINISTRAR NO 3º MILÊNIO
*Wagner Siqueira
Não há estudante ou profissional de administração nos últimos tempos que não tenha sido exposto sucessivamente às novas técnicas e teorias que se propõem revolucionar o processo gerencial das organizações. •
•
•
•
•
•
•
Teoria X e Teoria Y, Teoria Z
Enriquecimento do Trabalho, Administração por Objetivos,
Análise Transacional, Sistema HAY, Liderança Situacional
GRID, Qualidade Total
Kanban, Kaizen, Empowerment
Employeeship, Benchmarking, Reengenharia
Downsizing, Rightsizing, Readministração
Qual será a próxima?
Alianças Estratégicas
Organizações Virtuais
Sistemas Integrados
Supply Chain Management
Inteligência Competitiva
Remuneração Estratégica
Todas essas teorias e técnicas, de alguma forma e a seu jeito, têm contribuído para uma melhor compreensão e desenvolvimento do mundo das organizações. Voltadas, no entanto, à realidade da economia industrial, nenhuma delas é ainda capaz de se antecipar e abarcar, de fato, a complexidade da sociedade pós-capitalista, que já começamos a viver.
A transição para o que hoje se convenciona chamar pós-capitalismo ou economia da informação não é sequer a primeira nem será provavelmente a última transformação a produzir mudanças profundas nas relações econômicas, na realidade organizacional e no conjunto da sociedade.
As forças da mudança estão produzindo a maior transformação já vivida pela humanidade nos últimos
500 anos.
Os contemporâneos da mudança geralmente não percebem o que está acontecendo à sua volta. Os que viviam em 1550 certamente não sabiam que já estavam na Idade Moderna. Nem em 1450 os vizinhos de
Gutemberg compreendiam o impacto na organização social produzido pela invenção da imprensa.
Todos desconheciam em 1800 que estavam participando da Revolução Industrial. Alguns anos depois alguém descreveu o que aconteceu e lhe deu esse nome - Revolução Industrial, como hoje a conhecemos.
A Grande Depressão de 1930