Administrador
Silas Souza de Freitas
Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia – Faro
Curso de Administração – 1° Período
Resumo
Este artigo tem como finalidade o esclarecimento e explicação dos conceitos relacionados à Empregabilidade, na qual estão inteiramente ligados fatores de natureza empregatícia, tais como: comportamento dos contratantes e contratados, variabilidade do mercado de trabalho, capacitação profissional, etc. São listados seis pilares importantes na base de conceituação da Empregabilidade: adequação da profissão à vocação, competências, idoneidade, saúde física e mental, reserva financeira e fontes alternativas de aquisição de renda e relacionamento.
Introdução
Ao se tratar de Empregabilidade, automaticamente podemos falar da intensa mutação do mercado de trabalho, em termos de aprimoramentos da mão-de-obra utilizada. Em suma, a empregabilidade é o conjunto de fatores que se ocasiona por tal variação. Através das exigências das empresas, novas formas e técnicas de trabalho e relacionamento são elaboradas, afim de que ambas as partes se beneficiem.
• Fundamentos
As novas definições do termo da Empregabilidade se baseiam em estudos realizados por mestres que se dedicaram a fazer pesquisas relacionadas ao trabalho e as empresas. Um dos principais pesquisadores foi Frederick W. Taylor, que instituiu vários métodos, dentre eles o uso da estatística na produção e o de selecionar trabalhadores de acordo com suas habilidades, a fim de se escolher o profissional certo para o trabalho exigido.
Outro estudioso foi Henry Ford, onde suas atenções estavam voltadas principalmente para o relacionamento dos patrões com os operários e com os consumidores, redução dos preços e aumento dos salários.
• Definindo Empregabilidade
A Empregabilidade adéqua os profissionais e suas reais intenções de permanecerem empregados. Para que isso aconteça, é necessário que