administrador
O Balance Scorecard (BSC) é um ferramenta que auxilia na implementação e controle das estratégias organizacionais, dentro dos enfoques financeiros e não- financeiro.
Hoje, na maioria dos setores, é possível comprar no mercado internacional maquinas e equipamentos comparáveis aos das principais organizações globais. O acesso a itens do ativo fixo não mais representa o fator diferenciador; atualmente, a distinção resulta da capacidade de usar recursos com eficiência. A organização que perder todos os seus equipamentos, mas preservar habilidades e conhecimentos da força de trabalho, retornara aos negócios com razoável rapidez. A organização que perder sua força de trabalho. Mas mantiver seus equipamentos, jamais se recuperará. Kaplan; Norton 1996, p. 12).
As medidas adotadas pelo BSC derivam da visão de futuro que a organização tem, da estratégia da organizacional. Sendo que o BSC é uma ferramenta de integração da gestão estratégica a curto, médio e longo prazo sempre visando o aperfeiçoamento, aprendizado e ao crescimento organizacional.
Existe varias razões que levam os estrategistas nas empresas a programar o BSC como para tornar a estratégia clara para todos da organização, proporcionar foco ao negócio, alinhar programas e investimentos, desenvolver a liderança e promover o aperfeiçoamento sempre buscando educar cada vez mais a organização.
Para a construção do BSC podemos considerar alguns passos fundamentais, a elaboração dos objetivos estratégicos, do mapeamento estratégico e a construção dos painéis estratégicos.
As quatro perspectivas do Balanced Scorecard:
http://www.parceriaconsult.com/pagina_multipla_especial_II.asp?intCodMenu=2&strTitulo=Produtos&strImagemTitulo=secaoGD_produtos.gif&intCodPagina=21
Aprendizado e Crescimento
Na perspectiva de aprendizagem e crescimento deve-se identificar a infra-estrutura que a organização quer, ou melhor, deve construir para gerar um crescimento e desenvolvimento ao longo