Administrador
INTRODUÇÃO
A sociedade contemporânea que conhecemos atualmente está cada vez mais globalizada, competitiva, com acesso veloz a informação e em constante processo de mudança e também de cenários, dentro deste contexto as organizações precisam inovar e se adaptar a esta nova realidade de mudança para sobreviver. A mudança não é mais inevitável ela atinge as organizações e as pessoas que atuam na mesma. Mudar não é fácil e exige um comprometimento de toda a equipe e de todos os colaboradores que devem estar envolvidos no processo de mudança, as mudanças estão ligadas às inovações, trocar padrões existentes, mudança dos conceitos de tecnologia, processos, competências e de locais, modificar ou introduzir um novo procedimento que seja capaz de gerar melhoria. Quando se trata de mudança em geral, as resistências sempre vão aparecer, a resistência à mudança organizacional é algo normal e esperado por todos os seres humanos, pois é normal ter o sentimento de medo do desconhecido e seria o correto tentar transformar o desconhecido em conhecido, ou seja, planejar a mudança para que as resistências dentro da organização sejam minimizadas.
A administração da mudança é um desafio que está diante de toda a organização, é necessário estudar o modo de como as organizações administram a mudança ou simplesmente deixam de administrá-la, que possivelmente também possa apontar o sucesso ou a derrota da organização no mundo competitivo que enfrentamos atualmente.
Afinal, quais são as estratégias que os administradores de empresas podem utilizar para reduzir a resistência às mudanças organizacionais e aumentar a inovação dentro da empresa?
A gestão participativa junto com a liderança organizacional mostra-se um bom caminho para a organização superar as resistências á mudança, uma boa gestão no estilo participativo é fundamental para o desenvolvimento organizacional e geração de inovações.
13
No entanto, a escolha do tema desta pesquisa