Fundamentos da instalação elétrica
UNIDADE I
“FUNDAMENTOS DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
INTERNAS”
1.
INTRODUÇÃO
As instalações elétricas internas são compostas por um conjunto de equipamentos, dispositivos de proteção e controle, cabos, condutos, quadros, etc., que cumprem determinadas funções dentro da instalação, com o objetivo de fornecer energia elétrica aos equipamentos de iluminação, aparelhos de uso residencial e comercial, proporcionar conforto às pessoas, etc. Estas instalações deverão cumprir as normas técnicas estabelecidas por cada país; além disso, há outros regulamentos que complementam a execução de boas práticas das instalações para obter uma instalação segura, confiável e econômica.
O presente capítulo tem por objetivo a definição de uma instalação elétrica internas, reconhecer os principais equipamentos que a compõem, para posteriormente entender os temas específicos do comportamento da referida instalação.
2.
DEFINIÇÃO DE UMA INSTALAÇÃO ELÉTRICA INTERNA
Define-se uma instalação elétrica interna como o conjunto de componentes elétricos associados e com características coordenadas entre si que permitem transportar e distribuir a energia elétrica de tal modo que seja utilizada por máquinas, equipamentos de comunicação e aparelhos elétricos em geral. Estas instalações estão localizadas dentro de uma edificação e protegidas contra as influências atmosféricas externas.
Os requisitos a serem cumpridos pelas instalações elétricas são os seguintes:
Serem seguras contra acidentes, choques elétricos e incêndios.
Serem eficientes e econômicas.
Serem acessíveis e de fácil manutenção.
Cumprir as normas e regulamentos técnicos.
Uma instalação elétrica é composta por circuitos independentes, tais como:
Circuito
Circuito
Circuito
Circuito
de de de de iluminação. tomadas. calefação. cargas especiais, etc.
1
Instalações Elétricas Internas
Toda instalação elétrica deve ser