Administrador
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
OTAVIANO LUCAS NASCIMENTO GOMES
Questionamentos referentes ao estudo do livro ”o dossel encantado” de Peter l. berger
Petrolina - PE
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
OTAVIANO LUCAS NASCIMENTO GOMES
Questionamentos referentes ao estudo do livro ”o dossel encantado” de Peter l. berger
Trabalho apresentado à Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, Campus Petrolina, como requisito avaliativo na disciplina de Sociologia.
Orientador: Emanuel Freitas.
Petrolina - PE
2013
1. Como o autor define interiorização, objetivação e exteriorização?
A exteriorização é a contínua efusão do ser humano sobre o mundo, quer na atividade física, quer na atividade mental dos homens. A objetivação é a conquista por parte dos produtos dessa atividade (física e mental) de uma realidade que se defronta com os seus produtores originais como facticidade exterior e distinta deles. A interiorização é a reapropriação dessa realidade por parte dos homens, transformando-a novamente em estruturas do mundo objetivo em estruturas do mundo subjetivo (Berger, 1985. p.16).
Segundo Peter L. Berger, o homem somente se constitui como parte da sociedade, apenas se torna parte do mundo, a partir do momento que participa deste mundo. Ao interagir com a sociedade o indivíduo é transformado e à transforma. Em sua definição, Berger utiliza três momentos para o processo dialético da sociedade, sendo eles a exteriorização, a objetivação e a interiorização.
A interiorização, de acordo com o pensamento do autor, é o momento pelo qual o indivíduo absorve os valores, conceitos, e tudo mais da sociedade. É neste processo onde a sociedade atua para o indivíduo, apresentando a este as formas de comportamento que devem ser