Luis Barragan
Vida e obras
Gabriel Luz
Estudante do Curso de Arquitetura e Urbanismo
Faculdade ESUDA gabriel.totta@gmail.com Luis Barragán, nascido em 9 de março de 1902, foi um arquiteto mexicano consagrado por introduzir na arquitetura de seu país um padrão tradicional e ao mesmo tempo moderno; neste artigo será apresentado sua história e três de suas obras mais significativas, de grande importância no campo da arquitetura mundial.
BREVE HISTÓRICO
Luis Barragán, nascido em 9 de março de 1902,em Guadalajara no México, foi um arquiteto de grande importância no campo da arquitetura moderna internacional, consagrando a arte mexicana e a de outros países em certos detalhes de suas obras.
Apesar disto a poesia construtiva de Barragán não se limita a puras influências de outras nações e à arte de seu país, ele insere em seus espaços toques de sensibilidade, reflexão e emoção perante o observador.
Enquanto ocorria em 1910 uma Revolução mexicana, o arquiteto saía das áreas de conflito e era levado para a fazenda em Mazamitla, onde viveu certos momentos da sua infância e adolescência, tendo assim um grande contato com os animais, principalmente os cavalos, a água e a natureza em geral. De fato, como acontece com a grande maioria de arquitetos, o histórico de vivência aparecerá em algum quesito arquitetônico e, sem dúvida, com ele não foi diferente.
Em 1923, Barragán entra para a Escola de Engenheiros de Guadalajara, especializando-se em hidráulica. O primeiro passo com a arquitetura foi o curso suplementar que era oferecido por está escola, no entanto ele não obteve o certificado deste curso por conta da viagem que fez à Europa. Esta viagem o fez conhecer o Art Nouveau, a arquitetura dos pátios espanhóis, os artigos de Le Corbusier e, os escritos do arquiteto paisagista Ferdinand Bac, presente em grande parte dos jardins que Barragán projetou. Posteriormente, fez uma viagem a Marrocos, onde conheceu as intituladas “Medersas” - Lugar do