Administrador publico
Em Thomas Hobbes, em busca da origem do Estado, tendo se apresentado como um contratualista, um dos pontos-chave de sua investigação, diz respeito a uma das questões fundamentais do pensamento moderno: qual seria a origem da associação política entre os homens e, consequentemente, do poder político? De outra maneira, como que sociedade e Estado começaram? Como é que os Homens passaram a se organizar socialmente? Para compreendermos tudo isso, Hobbes nos faz imaginar em como seriam aos homens no Estado de Natureza.
O presente trabalho intitulado “Resumo do livro O Leviatã de Thomas Hobbes”, procura explicitar de forma clara, breve e concisa a obra de Thmos Hobbes. Um resumo efectuado tendo em vista a clarificar o pensamento político de Thomas Hobbes, tem como obejectvos:
Geral:
Propor o pensamento político, sobretudo, a origem do Estado em Thomas Hobbes.
Específicos:
Analisar o contexto (acontecimentos da época) em que o autor escreveu a sua obra;
Identificar a importância do autor para a ciência política e a influência que ele sofreu dos outros autores;
Criticar o seu pensamento relevando no contexto Moçambicano.
Metodologia
Para a realizacao do tal trabalho foi-me conveniente usar a própria obra “O Leviatã” de tradução de João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva, e um longo processo de reflexão.
2.1 Contextualização
Thomas Hobbes nasceu durante a Idade Moderna (século XV ao século XVIII). Para facilitar e compreender melhor o pensamento de Thomas Hobbes é importante nos situarmos historicamente. Afinal de contas aos mesmo tempo que o indivíduo é representante da colectividade a partir da coerção da sociedade, o indivíduo como ser social, também reflecte e projecta a sociedade. Assim, durante a Idade Moderna os principais acontecimentos foram a Expansão Marítimo-Comercial, o Renascimento e a Reforma Protestante.
A expansão marítimo-comercial, no século XV, integrou-se a esse processo,