Administrador financeiro
Segundo DRUCKER ”não se pode gerenciar as mudanças, somente estar a sua frente”.
De uma postura essencialmente administrativa, apartir da década de 90 coube a esse profissional deter uma postura gestorial. Já na década em que vivemos, faz-se necessária uma postura completamente diferente a de líder financeiro, que implica um ensinamento de responsabilidade social.
As principais responsabilidades do homem de finanças são: a) Previsão e planejamento: O STAFF financeiro deve coordenar todo o processo de planejamento empresarial, não só ao financeiro e tributário, o que faz desse profissional interagir com colaboradores de outros processos e medidas para melhorar o futuro da empresas. b) Decisões de investimentos e financiamento: Como investir para obter a poupança necessária e como obter recursos de terceiros, remunerando a capital investido. c) Coordenação e controle: O líder financeiro deve interagir com os colaboradores de outras áreas, a assegurar que a empresa esteja sendo operada com maior eficiência possível. Cabe lembrar que todas as decisões possuem uma mistura de nacionalidade e intuitividade. Assim e necessário que o líder financeiro possua uma visão sistêmica ao invés de pontuar. d) Observações do mercado financeiro: Cabe a esse profissional realizar sucessivas interações com os mercados financeiros e de capitais, sempre com o intuito de levantar e aplicar fundos. e) Administração do risco: o líder financeiro quer seja controller ou tesoureiro deve ter uma noção exata que sejam os riscos sistemático ou não-diversificado e não-sistemático ou diversificado, inclusive, no que tange ao risco país.
O ambiente econômico de negócios
O conceito de decisão que temos vindo a utilizar aqui é basicamente o de uma empresa. Considerando a empresa como uma instituição econômica em um sistema de mercado. O comportamento de mercado da empresa reflete a natureza das decisões econômicas tomadas pelo gestor da