Administrador financeiro
A área de atuação do administrador é repleta de desafios, e este é responsável por criar metas importantes e determinantes para o sucesso da organização. Ele traça estratégias, realiza diagnostico de situações, mensura recursos, planeja sua aplicação, resolve problemas, gera inovação e competitividade. O administrador, através de suas habilidades técnicas, humanas e conceituais, deve ter a capacidade de interagir com todas as áreas da empresa, pois a harmonia entre os setores é também preponderante ao desenvolvimento do negócio.
É de sua responsabilidade estabelecer diretrizes condizentes com as necessidades do mercado, que se atualiza constantemente, e a exigência do consumidor por qualidade aumenta a cada dia.
Deve atentar-se às necessidade internas dos seus colaboradores, aproveitando melhor os talentos existentes. O desempenho dos funcionários em parte é responsabilidade do gestor, o qual irá alocar estes talentos estrategicamente dentro da empresa de forma que ele possa extrair deste colaborador as habilidades necessárias para a efetivação dos objetivos organizacionais.
O administrador deve pensar globalmente (ver o mundo) e agir localmente (atuar na empresa), se manter informado e se anteceder os fatos que ocorrem fora da sua empresa, pois os fatos externos irão afetar e determinar as ações internas.
Na área financeira, o administrador é responsável por ajustar as rotinas da organização, fazendo análise dos recursos escassos, alocando-os. Faz a administração de contas a pagar e de contas a receber, administra o faturamento, e também pode emitir notas de débito, realizar projeções de receitas e despesas, dando suporte ao orçamento. Administra o caixa, administra o crédito, e pode cuidar da captação de fundos.
Cuidar de todas essas rotinas proporciona ao gestor, as demonstrações financeiras, que é toda a movimentação financeira de um período. Com essas informações, pode-se obter