O PAPEL DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO NA EMPRESA
As ações do administrador financeiro devem ser tomadas em decisão de investimento, visando o cumprimento de seus objetivos, que é dado pelos proprietários ou acionistas da empresa.
Os objetivos:
- Maximizar o lucro: Como se vê, a maximização não é o único objetivo da empresa, para atingir o objetivo de aumento do lucro, o administrador toma apenas providencias que se espera que vão dar aumento de lucro para empresa. Em empresas anônimas os lucros são medidos em termos de L.P.A. , que significa lucro por ação, onde o montante auferido durante o período para cada ação ordinária emitida, calculando pela divisão do lucro total disponível aos acionistas ordinários da empresa no período, pelo numero de ações ordinárias emitidas.
- Data de ocorrência dos retornos ( TIMING ): Sendo mais um dos objetivos, espera-se que o retorno de seus investimentos, sejam os mais breve possíveis, pois assim o administrador, poderá reinvesti-lo novamente para gerar maiores rendimentos futuro.
- Fluxo de caixa: Um dos maiores objetivos é desenvolver e prover dados para mensurar a performance da empresa, avaliando sua oposição financeira para o pagamento de impostos.
"Somente quando um aumento dos lucros é acompanhado por uma elevação do fluxo de caixa atual e/ou esperado, é provável que ocorra um alta no preço a ação. (GITMAM: 17,1997).
- Risco: Para ter a maximização dos lucros devemos também analisar o risco, ou seja analisar a possibilidade dos resultados ser contrários dos resultados desejados. Em administração financeira é que haja um confronto entre fluxo de caixa e risco.
" De fato, retorno e risco são determinantes-chaves do preço da ação que representa a riqueza dos proprietários na empresa. O fluxo de caixa e o risco afetam o preço da ação de modo diferente: um fluxo de caixa maior é geralmente associado a um preço de ação mais alto, enquanto que uma tendência de risco mais lato resulta em um preço da ação mais baixo, já que o