Personalidade
Albert Einstein nasceu 11h30 da manhã, no dia 14 de Março de 1879, na cidade de Ülm, no estado de Württemberg, no sul da Alemanha ( http://www.cdcc.usp.br/julianoneto/biografia.html)
Quando Einstein tinha um ano, a família se mudou para Munique. Com três anos de idade, Einstein apresentava dificuldades de fala. Aos seis, aprendeu a tocar violino, instrumento que o acompanharia ao longo da vida.(http://educacao.uol.com.br/biografias/albert-einstein.jhtm)
Este génio do século XX teve uma infância solitária. Gostava de ler e ouvir música, não se identificando com os desportos praticados pelas outras crianças. Einstein sempre demonstrou grande habilidade para a compreensão dos conceitos matemáticos. Com 12 anos de idade aprendeu sozinho Geometria Euclidiana e, quando a sua família se mudou para Milão em 1894, Einstein dedicou-se à leitura de inúmeros livros de ciências. "O Livro Popular das Ciências Naturais", escrito por Bernstein em 1869, é considerado como uma das obras que mais o marcou na sua juventude.( http://www.e-escola.pt/personalidades.asp?nome=einstein-albert) Einstein viveu em Zurique desde 1895, tendo-se licenciado em 1900 na Escola Politécnica, e aí permaneceu procurando arduamente um emprego seguro, até 1902, quando foi admitido como terceiro oficial no Serviço Suíço de Patentes em Berna.
(http://resistir.info/rui/einstein.html)Entre a adolescência e a juventude, Einstein lê Kant e inicia-se na leitura de autores socialistas, particularmente Marx e Mach. Tais leituras terão sido estimuladas pelo seu colega Friedrich Adler. Este, estudante de física com inclinação para a filosofia e leitor dos clássicos do marxismo, era um activista político, que mais tarde abandonou a carreira científica para se dedicar à política, no partido socialista austríaco.
Sua vida conjugal foi conturbada não apenas pela fracasso do primeiro casamento, mas também pelo saúde debilitada de Mileva e do filho caçula, Eduard. Mileva, em constante crise de