administracçao de cargos e salarios
• Remuneração funcional ou plano de cargos e salários é o sistema mais tradicional existente. Esse sistema é aplicado em empresas que crescem rápido. Gera equilíbrio com os salários do mercado e igualdade dos salários internos. É composta da descrição dos cargos, avaliação de cargos e faixa salarial, política e pesquisa de salários.
• Remuneração indireta também conhecida como benefícios e incentivos. Os benefícios são uma maneira de atrair e reter as pessoas na organização. O incentivo ajuda a manter a consciência e a responsabilidade do trabalhador e pode ser oferecido em forma de viagem, computadores, eletrodomésticos e outros.
• Remuneração por habilidades (Oliveira e Ribeiro (2002)) tem o objetivo de valorizar os funcionários por sua capacidade e aperfeiçoamento delas. Nesse tipo de remuneração o que vale é o uso das habilidades do indivíduo para o trabalho, e não seu cargo. O funcionário se sente motivado a buscar aperfeiçoamento gerando vantagem para a empresa, comprometimento do funcionário e redução de rotatividade.
• Remuneração por competência – para Minamide 2008, esse tipo de remuneração cresceu devido o crescimento do setor de serviços, aumento da busca por profissionais qualificados e a redução da estrutura hierárquica rígida.
Para Oliveira e Ribeiro (2002), a empresa que deseja implantar esse modelo deverá descobrir que habilidades e competências são essenciais para a organização.
• Participação nos lucros e resultados – para Silva (2008) esse tipo deprograma busca juntar os objetivos de várias áreas dentro da empresa com aqueles definidos pela alta administração e visa alavancar os resultados da empresa através do comprometimento dos funcionários.
Um PPLR moderno e bem sucedido é aquele que possui uma estrutura simples e bem definida. Ele deve ser entendido por todos na empresa, que deverá demonstrar transparência e ética na condução do processo de implantação, manutenção e distribuição desta nova política