ADMINISTRACAO
Método cientifico: a formulação e o teste desapaixonados de teorias sobre o funcionamento do mundo.
Diagrama do fluxo circular de renda: modelo visual da economia que mostra como os dólares circulam, através dos mercados, entre famílias e empresas.
Nos mercados de bens e serviços (de produtos) as famílias são compradoras e as empresas, vendedoras.
Nos mercados de fatores de produção as famílias são vendedoras e as empresas, compradoras.
Fronteira de possibilidades de produção: gráfico que mostra as varias combinações de produto que a economia pode produzir potencialmente, dados os fatores de produção e a tecnologia disponíveis.
A economia pode produzir em qualquer ponto sobre, ou dentro, da fronteira de possibilidades de produção, mas não pode produzir em pontos fora da fronteira (ponto R)
Ponto Q: uma situação ineficiente
Ponto P: produção eficiente
Microeconomia: estudo de como famílias e empresas tomam decisões e de como interagem dos mercados
Macroeconomia: estudo de fenômenos da economia como um todo, incluindo inflação, desemprego e crescimento econômico.
Cap 22 – Quantificando a renda nacional O Produto Interno Bruto é o valor de mercado (soma vários tipos diferentes de bens em uma única medida do valor da atividade econômica) de todos (incluis todos os itens produzidos na economia e vendidos legalmente pelo mercado) os bens e serviços (tanto bens tangíveis – comida, vestuário, automóveis – quanto serviços intangíveis – cortes de cabelo, faxinas, visitas médicas) finais (só incluis os bens finais) produzidos (bens e serviços produzidos no presente) em um pais (dentro dos limites) em dado período (em um intervalo especifico).
O PIB mede duas coisas: a renda total para economia e a despesa total com os bens e serviços produzidos na economia. (renda = despesa)
Podemos calcular somando a despesa total das famílias ou somando as rendas (salários, aluguel e lucros) pagos pelas empresas.
Os elementos do